Dando significado através da Cura pela Fala
- miltoncamilogc
- 17 de nov.
- 1 min de leitura
A cura pela fala é o processo pela qual o sujeito, ao colocar em palavras suas experiências, emoções e conflitos, abre espaço para novas compreensões sobre si mesmo e sobre sua história. Na escuta cuidadosa e no diálogo terapêutico, aquilo que antes era sofrimento sem nome, pode ganhar significado e transformação. Toda jornada é sempre conduzida com ética profissional, sigilo e sempre respeitando os limites de cada pessoa. Garantindo um espaço seguro para que a palavra possa produzir cuidado e mudança.
Falar e se Escutar
A cura pela fala parte do princípio de que, quando o sujeito encontra um espaço seguro para nomear suas dores, desejos, angústias e vivências, algo dentro dele pode finalmente se reorganizar. Dar forma ao que estava disperso, silencioso ou inacessível.
Ao transformar experiências internas em palavras, o indivíduo cria a possibilidade de olhar para si de maneira mais clara, compreendendo seus próprios movimentos, padrões e sofrimentos.
Através da fala, pensamentos ganham sentido, emoções encontram um lugar para existir e conflitos, antes confusos, podem ser elaborados. É falar e também se ouvir. Onde terapeuta também acolhe, escuta e sustenta esse processo, permitindo que o sujeito revisite sua história, ressignifique experiências e encontre novas formas de estar no mundo.
Ela é Construída na continuidade, na presença, no vínculo terapêutico e na possibilidade de ser escutado sem julgamento
É um processo que promove autonomia emocional, fortalecimento psíquico e expansão do autoconhecimento.


Comentários